Sejam bem-vindos! Espaço Brasilis “Um lugar para você se sentir mais brasileiro”
Ponto de encontro ideal transbordando cultura brasileira - localizado no Tarumã com vista para a selva densa, envolvente, cheia de sons e ruídos ponto de encontro ideal transbordando cultura brasileira.
![]() |
“SambatuquiS” será um acontecimento que irá além de mais um “tributo à música brasileira”, trata-se de um diagrama musical que revisitará grandes compositores e intérpretes da música brasileira, muitos desses não tão conhecidos do público. Samba e algumas de suas nuances: de raiz, rock, balanço soul, de gafieira, reggae, de terreiro, batucada fantástica... Brasil, sambatudo, SambatuquiS! O evento marca o início das atividades do Espaço Brasilis*, localizado no Tarumã com vista para a selva densa, envolvente, cheia de sons e ruídos – ponto de encontro ideal onde a ordem é a cultura brasileira, o Samba e suas diversidades – música que já mostrou ao mundo ‘o quê o Brasil tem’. Pelos versos do praieiro Dorival, a flauta de Pixinguinha, ou pelo ronco da cuíca de Fritz, a batida de violão do pós-reconhecido Jorge Benjor mostram o Brasil e suas peculiaridades, passagens históricas, seus momentos econômicos e militares; suas tristezas, suas alegrias, seu povo e a sua arte. No período que antecede as comemorações do samba e as folias de momo, “SambatuquiS” se apresenta em alto e bom som no mais novo ambiente Cult de Manaus, Espaço Brasilis, como afirmou a comunicóloga e colaboradora do Projeto Carol Calderaro “um lugar para se sentir mais brasileiro”.
Entre os artistas nacionais convidados para a noite, estão a banda Os Tucumanus, as cantoras Lucinha Cabral e Márcia Siqueira, o DJ e pesquisador musical Marcos Tubarão, “SambatuquiS” ainda terá participações especiais do rapper Elio (Cabanos) e do Corpo de Arte Contemporânea.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6XMIU40ICqRoHExS3oLYZ0DWQidnrmR2QrmGNhkYXE231yZHGVOlSN3W3v01nFT5elWc1tMvmB1lJpGYlMQepUkN9ntnAQfAJjbCPfGwfvZ48FB3vtfEsM3-Armd7VavxHX1YkmXlzinq/s320/mussum.png)
Parágrafo curricular dos artistas convidados:
Os Tucumanus
A Banda nasceu em meados de 2001, a partir do encontro informal do filósofo e letrista Maurício Pardo (Jabá) e o guitarrista Denílson Novo que compunham canções em churrascos de fim de semana. A parceria logo se tornou um trabalho, contudo, apenas em 2007 a banda estréia em uma apresentação no Teatro Chaminé. Ainda em 2007, Os Tucumanus lançaram seu primeiro CD “Regional Experimental”. A banda é a atual vencedora do Festival de Música Canção da Mata/SESC-2012 com a música “Serpenteia” letra de Maurício Pardo “Jabá” e melodia/arranjos de Denílson Novo. Formação atual: Denílson Novo (guitarra), Clóvis Rodrigues (vocais), Lucas Grana (contrabaixo) e Omar “pelado” Guedes (bateria).
Contato: (92) 9111-0550/8172-0035
Denílson Novo
Marcos Tubarão
Criador audiovisual, DJ, pesquisador e produtor musical, artístico e cultural que atua em Manaus desde 1986, trabalha com o grupo de Rap Cabanos, tendo produzido o CD e dirigido o DVD “A Idéia Não Morre” respectivamente 2006 e 2011. Fundador do MHM-Movimento Hip Hop Manaus em 1994, Instituidor do Movimento Artístico e Cultural Difusão em 2006 e do Coletivo Difusão em 2008 onde atuou até 2010. Ainda em 2010 cria a Unidade Tubarão. É produtor musical para espetáculos cênicos, em meio a “Um Canto para Manaus” de Márcio Souza e Aldísio Filgueiras em 2008, “Cabanagem” do CDA/Mário Nascimento e “Sonoro” do Corpo de Arte Contemporânea que esteve em turnê nacional em 2011.
Contato: (92) 9182-1453
Marcos Tubarão
Corpo de Arte Contemporânea
Constitui-se como um grupo de criadores/intérpretes performáticos de diferentes formações e orientações artísticas. Em sua gênese o grupo abrange as diversas áreas do universo da Arte, podendo transitar desde a dança até as mediações tecnológicas. Surgiu como preposição de Odacy de Oliveira em 2007, tendo sua inspiração nos trabalhos desenvolvidos junto ao (NAC), projeto desenvolvido no Instituto de Educação do Amazonas, onde atuou como professor de arte e coordenador do projeto desde 2002. O Corpo foi selecionado para o I e III Festival do Amazonas de Dança, I e II Festival Mova-se de Dança, Melhor Grupo do III Festival Galo da Serra-2011. Em 2010 foi contemplado com o Prêmio Amazônia das Artes para circulação nacional e Prêmio Funarte Klaus Vianna de Dança/MinC.
Contato: (92) 8114-2519
Odacy de Oliveira
Lucinha Cabral
Cantora, compositora, artista plástica. Lucinha Cabral é certamente uma das artistas mais talentosas e queridas da Cidade de Manaus. Chegou ao auge da carreira, com o seu sucesso “Brasileira”. Os seus shows são todos com a temática amazônica, um deles foi o “Curimim”, cantou à música “Flor Negra”, do paraense Nilson Chaves, “Curupira”, parceria com o poeta Aníbal Beça, “Curumim”, parceria com o músico percussionista Marinho Simões, dentre outros sucessos. Brasileira, “caboquinha”, com muito orgulho e farinha que já ultrapassou trinta anos de uma interpretação cheia de personalidade, musicalidade e sinceridade com a sua arte.
Contato: 9112-9528
Lucinha Cabral
Lucinha Cabral
Márcia Siqueira
Nasceu no dia 10 de setembro de 1972 na cidade de Manaus, Filha do pastor Manoel Aury Siqueira e Januária de Aquino Siqueira. Sua primeira apresentação em publico foi aos 4 anos de idade, na ‘ Noite dos Talentos’ em Itacoatiara,interior do estado onde foi revelação. Tendo forte influência dos cantores evangélicos da época, Márcia começou a se destacar como cantora gospel, aos 15 anos estreou na noite Manauara como cronner em várias bandas de baile, ganhou vários festivais sempre como melhor intérprete. Morou por 10 anos no nordeste onde teve grande destaque como cantora recebendo o ‘Prêmio Meio Norte de Comunicação’. Voltando para Manaus em 1997 deu início a uma parceria importante na sua carreira juntamente com o grupo Raízes Caboclas realizando shows dentro e fora do País. Em 2000 Gravou pelo projeto Valores da terra, seu 1° CD “Canto de Caminho” enveredando pela música amazônica, representou o Amazonas na EXPO 2001 em Hannover-Alemanha, produziu o musical “Mulheres do Brasil” Cantoras do Amazonas, que reuniu no palco grandes cantoras do estado. (2003) Gravou seu 2° CD “Encontrar Você”, Participou de projetos importantes como “Cantoria Amazônica” com o poeta Thiago de Mello no Rio de Janeiro, foi a convite da Casa Brasil se apresentar em espaços culturais em Munique-Alemanha e representar o Amazonas no “Brasil Plural”, realizou o show “A grande noite de Lady Day” interpretando canções de sucesso das décadas de 30, 40 e 50 imortalizadas na voz de Billie Holiday. (2005) Participou do “Novo Canto” a convite da cantora Eliana Printes, no Rio de Janeiro. Apresentou o espetáculo “Nós, voz e Elis...”, musical em homenagem a cantora Elis Regina, percorreu todas as capitais do nordeste no renomado “Projeto Pixinguinha” dividindo o palco com dois grandes artistas da Música Popular Brasileira, Joyce e Sergio Santos. (2006) Dividiu o palco com o grupo alemão de jazz “All Star” no Teatro Amazonas. Participou do “I Festival Amazonas Jazz”, evento que reuniu nomes consagrados do jazz internacional e nacional. (2007) Participou do espetáculo em comemoração aos 80 anos do poeta Thiago de Mello ao lado de Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Eliakin Rufino e Raízes Caboclas. (2009) Márcia Siqueira lança seu 3° CD ‘‘Nada a Declarar’’ interpretando músicas do compositor e artista plástico Rui Machado e em (2010) se tornou oficialmente a primeira mulher levantadora de toada a convite do Boi Garantido aos 38 anos e 23 anos de carreira.
Contato: (92) 9100-0081
Márcia Siqueira
Márcia Siqueira
Serviço:
*Espaço Brasilis
Estrada do Cetur – Rua Achauarí, Lote 02 Tarumã
Couvert artístico: 10 reais
Mais informações: (92) 9370-6856
Elso Correia, proprietário e empreendedor cultural.
Mais informações: (92) 9370-6856
Elso Correia, proprietário e empreendedor cultural.
Carol Calderaro
Assessoria de Comunicação
Espaço Brasilis / Unidade Tubarão
(92) 9273-6263
carolcalderaro@gmail.com
espacobrasilis@gmail.com
unidadetubarao@gmail.com
www.espacobrasilismanaus.blospot.com